1° Cartório de Registro Civil de São Bernardo do Campo
#

Emancipação voluntária, judicial e legal: conheça a diferença   - 27/06/2019



No Brasil, jovens entre 16 e 18 anos não podem exercer diversas atividades civis comuns na maioridade, como a abertura de contas em agências bancárias, assinatura de contratos, abertura de empresas, entre outras. Para que estas práticas sejam legais a estes jovens, a legislação permite a chamada emancipação, que pode ser voluntária, legal ou judicial. 

Na emancipação voluntária, são os pais quem devem dar a autorização aos filhos para a emancipação. Neste caso, pai e mãe devem ir a um Tabelião de Notas, na presença do filho, e assinar uma escritura pública que, depois, deve ser registrada no Cartório Civil onde o menor reside.
 
A emancipação judicial ocorre quando o pai ou a mãe descordam sobre a emancipação do filho ou quando ambos não detêm o poder familiar e o menor está sob tutela. Nesta situação, a emancipação é concedida apenas por uma sentença judicial. 
 
Já a emancipação legal acontece aos jovens que já conquistaram alguns atos da vida adulta, determinados pelo Código Civil, como o casamento, um emprego público ou a colação de grau em curso de ensino superior. Nestes casos, a emancipação é automática e não precisa ser registrada em Cartório.
 


#
#
#
#
#
#


Copyright © 2017 - 1º Cartório de São Bernardo do Campo - Todos os Direitos reservados.